FRONT ROOM
direção artística
O que faz um diretor artístico
O diretor artístico é o profissional responsável por entender o escopo geral do projeto de um evento e ajudar a torná-lo factível.
A direção artística pode ter seu envolvimento em diferentes momentos de um evento.
Na fase de criação: poderão ser realizadas propostas cênicas, de roteiro, de outros profissionais como mestre de cerimônias e artistas, por exemplo.
Na fase de produção pré-evento: um diretor artístico geralmente realiza a seleção de trilhas musicais, texturas sonoras, efeitos de iluminação, utilização de conteúdo visual para apresentações, adequação de roteiro e reuniões de alinhamento.
Durante os ensaios: é papel central da direção artística criar uma atmosfera fluída tanto para os clientes como para os prestadores de serviços. Para isso será fundamental traduzir para todos os profissionais da área técnica os objetivos do evento. Realizar os ensaios necessários para que todas as ações sejam executadas com sincronia.
Durante o evento: o diretor artístico será o maestro, irá antecipadamente acionar a equipe para que cada ação seja executada no tempo adequado. Também será o responsável por ações de contingência em caso de imprevistos. Através de um sistema de comunicação poderá coordenar ações no palco, diretamente no ouvido do apresentador.
Para nós a mais importante das coisas para a direção artística:
Acima de qualquer questão técnica o diretor artístico deverá manter a equipe unida, lidando de forma profissional, leve e respeitosa com todas as pessoas envolvidas em transformar uma ideia em um evento memorável
Quem é o melhor diretor artístico do Brasil?
O Brasil é referência em qualidade de eventos. É muito comum encontrar profissionais estrangeiros impressionados com a qualidade de execução dos brasileiros.
Talvez a criatividade multicultural somada ao histórico de ser um país icônico em realizar grandes eventos, tenha moldado gerações de profissionais de eventos.
Dito isto, o país possui muitos diretores e diretoras artísticas de altíssimo nível. O modo de trabalhar de uma agência – cultura organizacional – é o principal fator que determina quais os melhores parceiros para determinado projeto.
Uma conversa sincera pode dar um bom sinal do caminho do relacionamento.